segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Monitoramento de bacias hidrograficas - Em estudo a sub-bacia do rio Catolé-MG.



Por Natalí Alencar
De São Paulo

Estudos Morfométricos, Monitoramento Hídrico e Levantamento de Impactos na Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Catolé, Bonito de Minas/MG é o título da dissertação de mestrado apresentada, em março, pelo pesquisador Wadson Almeida Miranda, no Instituto de Ciências Agrárias da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). “A análise individual de cada microbacia possibilitou identificar comportamentos distintos entre elas. Esse resultado assinala a necessidade da realização de um manejo específico e diferenciado, algo que leve em consideração as tendências de cheias rápidas”, disse o pesquisador.
O principal recorte da pesquisa foi o estudo hídrico e ambiental, utilizando como instrumento o monitoramento quantitativo da sub-bacia para identificar a disponibilidade hídrica, o comportamento morfométrico da rede de drenagem e o levantamento dos impactos ambientais promovidos pelas ações antropogênicas no corpo hídrico.
Entre as microbacias que necessitam de um manejo urgente, Miranda chama atenção para a vereda Grumichá, que apresentou baixa disponibilidade hídrica devido às intervenções do homem. 
Com Ciência Ambiental – Como foi definido o tema do estudo?
Wadson Almeida Miranda - A intensificação do processo de uso e ocupação do solo gera a degradação do Cerrado e do subsistema de vereda, além da devastação de áreas do seu entorno, alterando completamente a paisagem. Esse processo ambiental carece de diagnósticos que contemplem as necessidades de se prevenir as alterações decorrentes de causas diretas e indiretas associadas às influências antrópicas. Assim, a sub-bacia hidrográfica do rio Catolé tem chamado a atenção de vários segmentos da sociedade local e regional, que atualmente inicia o processo de conscientização para o problema ambiental da área na qual a bacia está inserida - Parque Estadual do rio Pandeiros. 
CCA – Por que esse local?
Miranda - Porque ele tem sido afetado pelo processo erosivo acelerado, provocado pelo desmatamento para produção de carvão, pela exploração de terras situadas às margens dos cursos d’água das veredas e pela má conservação das estradas. As práticas de degradação da área expõem o solo à ação das chuvas, favorecendo a erosão e podendo provocar a morte de veredas. 
CCA – No que consiste o estudo? 
Miranda - A pesquisa consiste em um diagnóstico criterioso da sub-bacia hidrográfica do rio Catolé, sendo sua rede de drenagem composto por veredas, e propõe-se a apresentar resultados que indicam o seu comportamento hídrico e ambiental para compreender as potencialidades e as fragilidades da área. Isso pode resultar em uma proposta de ações efetivas para minimizar a problemática em questão. A pesquisa poderá subsidiar ações para um melhor planejamento da ocupação humana no ambiente, visando à sustentabilidade ambiental local. 
CCA – O que o motivou a pesquisar sobre esse tema? 
Miranda - A região norte de Minas carece de pesquisa, principalmente relacionadas às questões ambientais. A grande pressão antrópica no Cerrado tem causado sua devastação. O grande interesse do estudo é compreender as consequências dessas ações e assim poder auxiliar na fomentação de outras mais coerentes com a realidade local.
CCA – Qual  o objetivo principal do seu trabalho? 
Miranda – A pesquisa tem como meta analisar e caracterizar a morfometria da sub-bacia hidrográfica do rio Catolé e suas microbacias, além de monitorar as vazões em pontos estratégicos ao longo do rio principal e seus afluentes, visando a identificar os impactos decorrentes das ações antrópicas no uso e ocupação do solo. 
CCA – Qual foi a metodologia utilizada? 
Miranda - Foram utilizadas diversas metodologias para alcançar os resultados. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foram realizadas viagens a campo, bacia e sub-bacia para verificações in loco, monitoramento, registro fotográfico e marcações de pontos para observação.
Para os estudos dos processos e suas interações quantitativas empregamos as análises morfométricas por parâmetros de drenagem usando os seguintes parâmetros: densidade drenagem (Dd); densidade hidrográfica (Dh); coeficiente de manutenção (Cm); coeficiente de compacidade (Kc); índice de sinuosidade (Is); índice de circularidade (Ic); fator de forma (Kf); relação de relevo (Rr). Para medição de vazão recorremos ao método "área-velocidade", por meio de medições da seção transversal molhada e da velocidade média da água com molinete.
Os valores obtidos no monitoramento das vazões foram submetidos à análise de agrupamento, usando-se o software Fitopac. Empregamos técnicas hierárquicas para valores referentes aos valores mensais de vazão em m³/s. Os procedimentos utilizados para o desenvolvimento das análises ambientais seguiram as diretrizes definidas na Resolução CONAMA nº 001, de 23 de janeiro de 1986, da Política Nacional do Meio Ambiente. O estudo propôs uma metodologia de indicadores de impacto de veredas e para a confecção dos mapas utilizamos o SIG (Sistema de informação geográfica).
CCA – Quais dificuldades foram encontradas durante a realização do estudo? 
Miranda - A área de estudo, em decorrência da sua distância e das adversidades do local, como estradas, hospedagem, alimentação e transportes. 
  
CCA – Qual a principal contribuição do estudo?
Miranda - Há poucos estudos sobre veredas aqui na região. Quando você propõe usar certas metodologias, ficamos ansiosos, com medo de não chegar aos resultados esperados ou a ter de fazer tudo de novo. Assim, com objetivos claros e concretos, esperamos que a pesquisa ajude os órgãos gestores da APA [Área de Proteção Ambiental] e do município a darem uma atenção à questão sócio-ambiental. 
CCA – Quais conclusões podem ser destacadas? 
Miranda - Foram conclusões e recomendações específicas para a sub-bacia do rio Catolé, como a indicação de que 35% das vazões estão no canal principal e 65%  nos afluentes e que de dez microbacias monitoradas três estão propícias a enchentes e uma com alto grau de impacto. 
CCA – Gostaria de comentar algo que não foi mencionado acima e que é imprescindível à sua dissertação? 
Miranda - A proposta metodológica desenvolvida e aplicada na presente pesquisa apresentou-se eficaz, pois permitiu identificar as diferentes configurações da área de estudo, por meio da análise individual, obtendo um diagnóstico das características físicas e problemas ambientais de cada microbacia. 
MIRANDA, Wadson de Almeida. Estudos Morfométricos, Monitoramento Hídrico e Levantamento de Impactos na Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Catolé. Dissertação de mestrado apresentada ao Instituto de Ciências Agrárias da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), em março de 2011, para obtenção do título de mestre em Ciências Agrárias, sob a orientação do professor Flávio Pimenta de Figueiredo.
 
 
 
fonte: http://www.revistacca.com.br/2012/05/monitoramento-da-sub-bacia-do-rio.html
 
 

Um comentário:

Manoel Sant´Anna disse...

Cálculos hidrológicos, e hidráulicos, medem os fluxos de água
que escoam pelas bacias, saber conter a velocidade e usar recursos vegetais de infiltração evitam danos irreparáveis neste solo. Além das técnicas das micro bacias, conter a água, amansar-lhe não é fácil mas é como conservar um tesouro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visualizadas