terça-feira, 15 de novembro de 2011

20 PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS E ECOLOGICAMENTE CORRETAS NA CONSTRUÇÃO OU REFORMA DA SUA CASA



O brasileiro preocupado com as contas e principalmente com despesas residências e que reduzir pensando também e menos impacto no meio ambiente, algumas mudanças graduais podem ser feitas para melhorar o espaço. O importante é lembrar que mudanças bruscas podem gerar resíduos, que também não são necessários. Por isso, use todos os recursos disponíveis até o fim, e então, na hora da troca, opte por opções mais sustentáveis.

Confira a lista de coisas que podem ser feitas na sua residência diminuindo o consumo sem perder a qualidade de Vida

1. Cultive hortas e pequenas plantas em vasos elas são importantes para melhorar a qualidade de vida alem recompor o ar do ambiente. Por isso, plantar, nem que sejam pequenas mudas, é importante para deixar uma casa mais sustentável. Opte por plantas frutíferas, que irão fornecer alimento durante uma época do ano. Já as hortas melhoram também a qualidade da alimentação comece por hortaliças e plantas medicinais para chás.
Fontes para consulta rápida:

2. Para refrigeração da sua casa utilize ar condicionado mais moderno dê preferência aos modelos que têm o Selo Procel de Economia de Energia. Eles vão fazer uma boa diferença na sua conta de luz, principalmente no verão, quando o ar-condicionado chega a representar um terço do consumo de energia da casa, aqueles tipos split, pois são mais econômicos e fáceis de instalar. Na hora da compra, dimensione adequadamente o aparelho para o tamanho do ambiente. Evite o frio excessivo, regulando o termostato. Desligue o aparelho quando o ambiente estiver desocupado. Mantenha janelas e portas fechadas quando o aparelho estiver funcionando. Evite o calor do sol no ambiente, fechando cortinas e persianas. Não tape a saída de ar do aparelho. Mantenha limpos os filtros do aparelho, para não prejudicar a circulação do ar. Outro dica para resfriar o ambiente são os climatizadores que utilizam água eles são super econômicos, mas que necessitam de uma boa manutenção quando utilizam água de região calcaria.
Fontes para consulta rápida:

3. Quando for trocar de móveis, opte por peças feitas de madeira reflorestada ou pré-fabricadas e tente dar um novo uso para a peça antiga. Se não for mais reaproveitar na sua casa, doe para alguém. Se não for possível sua reutilização, tente encaminhar diretamente para uma instituição de reciclagem da sua cidade, que dará um encaminhamento correto para os materiais.
Fontes para consulta rápida:

4. Troque as lâmpadas por luzes de LED. Apesar de um investimento inicial com iluminação com fluorescente compactas a de LED ficar quase 2 vezes mais, o custo final da conta de luz compensa, pois significa uma economia de 40%. Se compararmos com a lâmpada incandescente, a relação é mais vantajosa ainda, ou seja, o led proporciona uma economia de 88%. Uma vantagem substancial em dinheiro e um ganho na ecologia significativa em cinco anos. Certamente o led é uma solução viável para baixar seus custos.
Fontes para consulta rápida:

5. Uma mudança simples é escolher um vaso sanitário com duas opções de quantidade de água liberada por descarga, que ajuda a diminuir o consumo desse recurso. Uma dica é não utilizar o vaso sanitário como lixeira, pois cada vez que você aciona a descarga para se livrar de papéis ou pontas de cigarro joga fora sem necessidade água limpa e tratada.
Fontes para consulta rápida:

6. Faça a manutenção da sua casa e confere sempre pequenos vazamentos de água, luzes acessas que podem aumentar o consumo de gastos com água e energia.
Fontes para consulta rápida:

7. Pinte o seu telhado ou a laje de branco. Caso vai trocar o telhado usar telhas de cimento que também são claras e mais eficientes e resistentes. A iniciativa faz com que os raios solares sejam refletidos, diminuindo o calor dentro da construção. Além disso, pesquisas mostram que a iniciativa pode ajudar a diminuir o aquecimento global.
Fontes para consulta rápida:

8. Quando for comprar eletrodomésticos, escolha modelos que gastem pouca energia (Eles são sinalizados com selos de eficiência do Procel e do Inmetro).
Fontes para consulta rápida:

9. Um sistema de reutilização da água da chuva e barata e o armazenamento em tanque tipo slim de quase 2500 litros com kit para ser colocado na calha do telhado e adaptar, por exemplo, no corredor da sua casa. São vendido em sites especializados sendo utilizado para lavar as calçadas e carros, por exemplo.

10. Melhore a iluminação natural. Mantenha as cortinas abertas durante o dia e posicione móveis de uma maneira favorável. Por exemplo, coloque as escrivaninhas perto das janelas, lateralmente, sendo possível utilizar a luz do sol. Assim, se gasta menos energia elétrica
Fontes para consulta rápida:

11. Desligue as energias vampiras. São aquelas que ficam no modo standby. Você pode na sua reforma colocar tomadas com interruptor geral que desliga como fosse uma chave geral.
Fontes para consulta rápida:

12. Com uma simples adaptação você pode utilizar o aquecedor solar para o chuveiro e uma torneira para a conzinha. Com a água quente do aquecimento solar você diminuirá com tempo utilização com gás de cozinha e energia.
Fontes para consulta rápida:

13. Utilize energia fotovoltaica para iluminação externa ou interna com custo bem reduzido. Hoje no comércio há diversos sistemas de placas fáceis de montar e que ajuda na diminuição de energia.
Fontes para consulta rápida:

14. Coloque sistema de coleta seletiva. Você pode usar o corredor externo da casa colocando quatro baldes cada um com uma cor (azul para papeis, vermelho para plástico, amarelo para metal e verde para vidro). Não se esqueça de lavar as embalagens sujas, pois será aproveitada como reciclagem. Outra dica é nunca jogar o óleo de fritura na pia ou ralo, guarde-os em garrafas de refrigerantes, eles são Biodiesel, ou seja, combustíveis de veículos e também podem virar sabão, além de proteger a natureza estará guardando uma pequena fortuna em sua casa. Quando tiver juntado uma boa quantidade de material você pode vender e ajudar nas despesas de casa ou doar para cooperativas de reciclagem que recolhe este material na sua casa.
Fontes para consulta rápida:

15. Para o lixo orgânico você pode introduzir o sistema de compostagem. É um sistema simples composto por três caixas plásticas empilhadas, com furos feitos ao fundo. A caixa debaixo deve ser equipada como uma torneirinha, pois por ela será eliminado todo o chorume produzido pela decomposição dos alimentos. O sistema não exala cheiros e o material resultante deste processo de compostagem é um adubo, rico em nutrientes, que pode ser aplicado ao solo para fortalecer as plantas ou em horta. O chorume, por sua vez, pode ser misturado à água e ser usado como biofertilizante.
Fontes para consulta rápida:

16. Instale sensores de presença para economizar eletricidade e água. Elas apresentam uma economia entorno de 40%. O primeiro é indicado em ambientes como quartos e corredores e o segundo em banheiros. Use também dimmers, que controlam a intensidade da luz (além de economizar, ainda pode criar um clima na casa!);
Fontes para consulta rápida:

17. Pinte o teto e as paredes da sua casa com cores claras, que refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de iluminação artificial. Você vai precisar menos lâmpadas e vai acendê-las um pouco mais tarde. De preferência a tintas ecológicas a base de água.
Fontes para consulta rápida:

18. Instale estação doméstica de tratamento de esgoto por que é ecológica: permite reaproveitar a água para tarefas do dia-a-dia, como a limpeza da casa (como não fica 100% limpa, deve-se evitar usá-la no banho ou para beber).
Fontes para consulta rápida:

19. Plante uma árvore no passeio e dentro do terreno da sua casa, ajuda a refrescar, oferece sobra e podem diminuir o consumo de energia em 5%.

Fontes para consulta rápida:

http://www.anchietano.unisinos.br/publicacoes/botanica/botanica56/a09.pdf

http://www.arvoresdeportugal.net/2009/10/a-arvore-certa-para-o-local-adequado/

http://www.arvoresbrasil.com.br/?pg=arvore_como_plantar

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=plante-uma-arvore-ao-lado-de-casa-e-economize-energia&id=010125090527

http://www.arvoresbrasil.com.br/?pg=arvore_porque_plantar

20. Se for trocar a porta ou janela de madeira, troque por uma de vidro. Além de ter um visual mais inovador, ajuda na iluminação interna e economiza na energia.
Fontes para consulta rápida:



Um comentário:

Anônimo disse...

gostei das dicas, não são ecoxatos pois mostra a modernidade do assunto. parabéns

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visualizadas