sexta-feira, 25 de julho de 2014

Energia extraída de árvores vivas





A busca por alternativas de geração de energias “limpas” vem crescendo no mundo inteiro, devido às exigências do novo perfil do mercado consumidor atrelada também com as novas politicas ambientais impostas.

Diante do problema como um todo e em busca de desenvolver novos tipos de energias renováveis, uma equipe formada por alunos e professores do curso de engenharia elétrica descobriu que as árvores produzem pequenas quantidades de energia, da ordem dos milivolts (milésimos de volt), que podem ser medidas ser usados para detectar incêndios florestais ou monitorar a saúde das próprias árvores.
Segundo o professor Babak Parviz, um dos líderes da equipe, não se sabe exatamente qual mecanismo resulta na produção de energia. Sabe-se. contudo, que não se trata da conhecida reação entre dois eletrodos de metais diferentes (como cobre e alumínio) mergulhados em uma solução eletrolítica – por exemplo, espetados em um limão ou batata.

No caso da “energia das árvores”, a eletricidade é gerada independentemente dentro da planta e apenas coletada pelas lâminas. Uma prova disso é que o efeito demonstrado pela equipe da Universidade de Washington ocorre com eletrodos compostos pelo mesmo metal, além do fato de que um deles não é cravado no tronco da árvore e sim inserido no solo, próximo às raízes.

Esse novo método pode servir como oportunidades de negócios para empresas rurais que possuem extensas áreas de plantios comerciais e que desejem utilizar essa nova tecnologia de energia verde com o intuito de diminuir os custos fixos e aumentar assim sua competitividade no mercado.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visualizadas