segunda-feira, 21 de novembro de 2011

DRENAGEM URBANA OU DRENAGEM DE RECURSOS


Este texto foi divulgado no LINKEDIN no grupo Banco de Peritos por Sérgio K (Geólogo) e aborda a questão das enchentes em áreas urbanas. Vale apena ler e entender como funciona um sistema de drenagem de rios e do dinheiro público.

Antes de considerar uma drenagem em área urbana, devemos entender que uma área urbana se instala em um substrato geológico e geomorfológico que por sua vez representam as condições ambientais naturais da área. Assim, uma planície de inundação, por mais que não queiram os implantadores de urbanizações, é uma planície de inundação. Constroem-se canais, retificam-se a drenagem, implantam-se piscinões, porém a planície continua sendo de inundação. Se ela pré-existe, então, é porque é necessária para aquele ambiente. Fundos de vales existem para escoar as águas provenientes de chuvas e de fontes à montante. Quando o volume de água é maior que o vale pode suportar, há o transbordamento para as planícies de inundação. Isto é básico.
A urbanização, por sua vez, estabelece-se em conceitos que invariavelmente diminuem a permeabilidade dos solos e agravam a velocidade de escoamento das águas pluviais.  É simples e natural que maiores volumes de água que escoam representam riscos de enchentes em áreas mais baixas. É engano dizer que o risco de enchentes, que está aumentando, é razão do aquecimento global. A cada ano uma área maior de impermeabilização pelo processo de urbanização e os volumes de água escoados são, obviamente, maiores pois há menor infiltração.
O que ocorre de fato é um verdadeiro colapso dos modelos de urbanização que dominam a construção dita planejada de cidades onde é “bonito” ver uma rua arborizada, porém com um belo asfalto e calçadas cimentadas que lindeiram propriedades que no máximo possuem poucos metros de espaço para um pequeno jardim que em muitos casos representam pequenas jardineiras.



Charge do blog palpitando sobre as enchentes em São Paulo. Fonte: http://castrohm.blogspot.com/2011/01/enchentes-tragedias-e-os-erros.html

Para solucionar os problemas de enchentes, obras caríssimas que satisfazem plenamente as construtoras, porém com resultados apenas paliativos. Os piscinões de São Paulo são exemplos da criatividade de planejadores urbanos, transformando espaços cada vez maiores em bueiros cada vez maiores e com os mesmos problemas cada vez maiores de bueiros comuns. Assoreiam facilmente, são depósitos de lixo não controlado, desvalorizam a área, cheiram mal e são ocos de proliferação de ratos, baratas, mosquitos e outros seres nocivos à saúde.
Em uma época onde se prega a sustentabilidade, soluções desse tipo deveriam ser condenadas como insanas. Mas não é o que vemos. É comum lermos notícias que o prefeito deste ou daquele município conseguiu a liberação de verbas para a construção de um piscinão e que isto irá resolver o problema das enchentes.
Soluções inadequadas como as que acostumamos ver acontecer, deveriam ser, imediatamente, razão para ações civis públicas por parte do Ministério Público. Porém, na inauguração dessas obras é capaz de termos um representante do Ministério Público aplaudindo a grandeza da obra e a capacidade da engenharia brasileira.
A urbe sustentável certamente pode até ter seus piscinões, como áreas de recreação, porém nunca bueiros enormes com nomes ambientalmente corretos.
A urbe sustentável também tem ruas pavimentadas, porém com sistemas de permeáveis, com manutenção baixa, sem necessidade de brita e areia para substituir o solo local (que nunca é o adequado para os pavimentadores, seja em qualquer local que a obra aconteça).
A urbe sustentável tem suas planícies de inundação, e corpo de técnicos cientes de que soluções que pretendam modificar esse ambiente natural são soluções ineficazes pois transferem o problema, intensificam os riscos e criam novos problemas.
Autor: Sergio K.




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visualizadas