terça-feira, 12 de junho de 2012

INDE LANÇA NOVO VISUALIZADOR DE INFORMAÇÕES GEOESPACIAIS

Foi lançado no dia 4 de junho, no auditório do Ministério do Planejamento, em Brasília, o novo visualizador da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE). O lançamento contou com a presença da Secretária Executiva do Ministério do Planejamento (SE/MP), Eva Chiavon, da Secretária de Planejamento e Investimentos do MP, Esther Bemerguy e da Presidenta do IBGE, Wasmália Bivar.

O novo visualizador conta com importantes recursos para acesso a informações geoespaciais do Plano Plurianual (PPA- ver Anexo3), do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), além de informações do Censo 2010. As informações são produzidas respectivamente pelos Ministérios do Planejamento, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e pelo IBGE. Com a disponibilidade dessas novas informações, ampliam-se os benefícios e as possibilidades da INDE, em aplicações e decisões voltadas ao planejamento de políticas públicas.
Segundo Eva Chiavon, há uma perspectiva de que, a partir dessas novas informações acessíveis na INDE, o governo aprimore o planejamento e o monitoramento de ações. “A intenção é tornarmos mais efetivas as tomadas de decisões das políticas territoriais. Com esta ferramenta, vamos avançar na elaboração do Orçamento Federal. Com informações mais precisas, mais concretas, é possível tomar decisões mais consistentes, com mais qualidade”, disse a secretária.
Desde o lançamento da INDE em 2010, o i3Geo era o principal visualizador da INDE, a partir de agora os usuários da INDE terão mais uma ferramenta para acesso aos dados. As informações existentes nos visualizadores e no catálogo de metadados estão em processo de compatibilização, atendendo tanto as informações dos atores da INDE que já aderiram à INDE como aqueles que ainda virão.
Para acessar o novo visualizador os usuários podem entrar no Portal da INDE: www.inde.gov.br ou acessar diretamente: www.visualizador.inde.gov.br.
 
FONTES:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visualizadas