Wadson de Almeida Miranda
O verbo ambientalizar está bem formado, mas não está dicionarizado. Em contrapartida, existe ambientar, nas acepções de «adequar(-se), adaptar(-se) a um ambiente» e «desenrolar-se». A primeira destas acepções parece-me também o significado mais provável de ambientalizar, pelo que este neologismo, sem corresponder a uma nova realidade ou a uma necessidade expressiva, pode ser visto como redundante no conjunto do léxico português.
Algumas palavras que rimam com ambientalizar: abalizar, aclimatizar, acromatizar, actualizar, adverbializar, africanizar,agilizar, agonizar, agudizar, ajuizar, alcalinizar, alcoolizar, alegorizar, alfabetizar, algebrizar, amenizar, americanizar, amoralizar, amortizar, anacronizar, anarquizar, anatomizar, anedotizar, anemizar, angelizar, anglicizar, animalizar, antagonizar, anteriorizar, antipatizar, antropomorfizar, apologizar, apostolizar, arborizar...
Alguns conceitos de ambientalizar onde envolve a percepção ambiental denotam-se a uma criação da consciência verde e, principalmente, ambientalizando a população às zonas de amparo ambiental que cercam as áreas urbanas. Temos também o termo Ambientalizar o ensino, que significa inserir a dimensão socioambiental onde ela não existe ou está tratada de forma inadequada através da educação ambiental. já sobre os conflitos sociais a ambientalização está relacionada à construção de uma nova questão social.
Sobre processos de ambientalização e politização do consumo, ressaltar o multifacetado campo entre consumo e sustentabilidade em um contexto de crise ambiental vista a partir da construção de um campo dialógico multidimensional sobre os problemas socioambientais e a questão da sustentabilidade planetária - envolve dimensões por vezes conflituosas, tais como o mercado, o movimento social de agricultura alternativa.
Trata-se em linhas gerais de apontar a natureza da ambientalização do discurso do planejamento incorporou as idéias da sustentabilidade do desenvolvimento e das cidades sustentáveis. Refletir sobre estas questões implica em um exame crítico da sociedade, uma vez que alguma concepção de natureza e ambiente atravessa todas as práticas sócio-espaciais contemporâneas.
Cabe, portanto, uma leitura crítica da ambientalização do discurso do conhecimento ambiental, que especifique tais noções para se avançar rumo a uma prática crítica de pensamentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário