segunda-feira, 12 de março de 2012

ATLAS ON-LINE DA QUALIDADE DA ÁGUA, SAÚDE E SANEAMENTO NO BRASIL


Pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Centro de Pesquisas Ageu Magalhães (CpqAM/Fiocruz), Secretaria de Vigilância em Saúde (CGVAM/SVS), Ministério das Cidades, Agência Nacional das Águas (ANA) e Secretarias de Saúde Estadual e Municipal do Rio de Janeiro e de São Paulo desenvolveram um sistema que mapeia por município a qualidade da água, o saneamento básico e o seu impacto na saúde da população. 

Os resultados desse estudo estão acessíveis para a sociedade civil, técnicos de vigilância em saúde e gestores interessados no tema. O Atlas serve, portanto, para elaborar diagnósticos locais e nacionais dos problemas relacionados à qualidade da água, saúde e saneamento e auxiliar gestores e cidadãos na formulação de políticas públicas voltadas para estas questões. A integração desses dados é inédita no Brasil.

Os objetivos desse Atlas são: Reunir um conjunto de indicadores e dados sobre condições de saúde, água e saneamento básico no Brasil para através da produção de mapas temáticos; Retratar as condições dos sistemas de saneamento, da qualidade da água e das doenças de veiculação hídrica nos municípios brasileiros, permitindo o fornecimento de informações geográficas relevantes e contextualizadas indispensáveis à análise do controle e monitoramento da qualidade da água consumida e dos riscos relacionados às condições gerais de saneamento.

O Atlas ÁguaBrasil está disponível no site do Ministério da Saúde, e foi criado para monitorar a qualidade da água no país. Hoje, este sistema está sendo usado também por gestores de saneamento e planejamento urbano, bem como pela sociedade civil e cidadãos interessados em conhecer e melhorar o acesso à água, com qualidade e segurança.

Nota: Uma boa ferramenta para pesquisa com muita qualidade técnica e um bom acervo de mapas. Só um detalhe; os principais dados são do censo de 2000. Vamos esperar que disponibilizem também mapas do último Censo 2010.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visualizadas