terça-feira, 24 de abril de 2012

NASA ATUALIZA MAPA DA ALTURA FLORESTAL GLOBAL


Pesquisadores da NASA lançaram uma versão do Google Earth de um mapa que mostra a altura das florestas do mundo.

O mapa foi publicado pela primeira vez em 2010 por Michael Lefsky, da Universidade Estadual do Colorado, e atualizado ano passado por Marc Simard, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.

Ele é baseado em dados do Sistema Altímetro Laser de Geociências (GLAS) do satélite ICESAT e do Espectroradiômetro de Resolução Moderada de Imagens (MODIS) dos satélites Terra e Aqua da NASA, e incorpora dados adicionais de elevação da Missão Topográfica por Radar Interferométrico (STRM) e informação climatológica da Missão de Medição de Chuvas Tropicais (TRMM) e da base de dados Worldclim.

O mapa atualizado tem uma resolução mais alta do que o original, permitindo que os usuários vejam variações na altura das árvores dentro de um ecossistema, como as diferenças entre a floresta de várzea inundada sazonalmente e a floresta tropical de terra firme na Amazônia.


 
De acordo com o mapa, as florestas são geralmente mais altas nos trópicos, com exceção das regiões no Noroeste do Pacífico e no leste da Austrália.

“Em geral, as alturas das florestas são maiores perto do equador e diminuem à medida que as florestas se aproximam dos pólos”, escreveu Adam Voiland, do Observatório Terrestre da NASA.

“Uma exceção: as florestas temperadas da Austrália oriental, que são de eucalipto, uma das plantas mais altas do mundo, atingem alturas similares. O mapa mostra que florestas temperadas de coníferas no Noroeste do Pacífico – cheias de abeto de Douglas, abeto ocidental, pau-brasil e sequoia – são lar de árvores excepcionalmente altas que também crescem muito distantes do equador. Em contraste, as florestas boreais no Canadá, norte da Europa e Rússia (compostas principalmente de abeto, pinheiro e lariço) tendem a ter alturas de menos de 20 metros.”
*Crédito da Imagem: Nasa. Altura do dossel na Amazônia Traduzido por Jéssica Lipinski, Instituto CarbonoBrasil

Leia o texto original (em inglês)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visualizadas