terça-feira, 3 de abril de 2012

SOLO E ÁGUA NA BIOSFERA


 

"Terra é o substrato material da vida e a água é literalmente sua essência uma vez que água é vida. Uma fonte de água que borbulha do chão parece estar realmente viva. Qualquer pessoa pode facilmente perceber por que ela tem sempre inspirado associações divinas.

Entender e estudar o funcionamento do solo e da água na biosfera e como esses recursos naturais podem ser bem ou mal manejados é muito mais uma necessidade do que uma curiosidade científica. Através da história de civilização, a pressão do crescimento populacional conduz à exploração descuidada dos valiosos recursos solo e água e, em algumas vezes, à sua rápida destruição. Observadores descuidados da historia podem atribuir a derrota de um império a decadência moral, ao enfraquecimento cultural, ao envenenamento ou a perda de capacidade militar, quando, na verdade, a verdadeira e mais importante causa foi o abuso e a degradação de recursos vitais como o solo e a água.

Existe hoje uma razão clara e urgente para estarmos preocupados com a adequação dos recursos solo e água para satisfazer as demandar de nossa prospera civilização. Nossa preocupação não deve ser somente a disponibilidade desses recursos mas principalmente sua qualidade. Atividades urbanas e industriais, junto com a aplicação de técnicas modernas "eficientes" de agricultura, construção, mineração e de deposito de rejeitos exercem uma pressão crescente sobre a oferta de recursos limitados como solo sadio e água de boa qualidade. 

SAO NECESSARIOS MILHARES DE ANOS PARA FORMAR UM SOLO E O HOMEM TEM O PODER DE DESTRUI-LO EM POUCAS DECADAS OU EM ANOS. ASSIM, NA ESCALA DE TEMPO DE VIDA DE UM SER HUMANO, SOLO NAO PODE SER CONSIDERADO UM RECURSO RENOVAVEL, a exemplo de uma floresta, um rio, um lago ou um aqüífero. 

Esses recursos não pertencem somente aqueles que são considerados proprietários nesse momento, mas também e principalmente às futuras gerações. Solo e água pertencem à biosfera, à ordem da natureza. Como uma espécie entre muitas outras espécies e como uma geração entre outras gerações que virão, não temos o direito de destruí-los. 

Talvez o nosso mais precioso e vital recurso seja tão freqüentemente encontrado sob nossos pés que sequer notemos sua presença e sua importância chegando, algumas vezes, a chamá-lo de sujeira, pó ou poeira. De fato, o recurso solo é a base de toda vida terrestre e o meio purificador onde resíduos são decompostos e reciclados e onde vida é regenerada e por isto, nesse dia e em todos os dias que virão deve ser conservado."

Autor: Pedro Luiz de Freitas, Doutor em Ciências do Solo.
Foto: NASA

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visualizadas